Notícia destaque

Desafio Ousar

Projeto Ousar apoia dez projetos de negócio

AIMinho apoia constituição de dez novas empresas. Prémios foram entregues pelo Secretário de Estado do Empreendedorismo.

A AIMinho vai apoiar a criação de dez novas empresas com ideias de negócio inovadoras no âmbito do Desafio Ousar. Os resultados do concurso foram apresentados na passada sexta-feira e os empreendedores têm agora que constituir as suas empresas para poderem beneficiar dos prémios.
Os projetos premiados receberam a sua distinção das mãos do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, Carlos Oliveira, que considerou este Desafio "um importante contributo para preparar futuros bem melhores", que permitirá aos jovens com boas ideias virem a ser os empresários que ajudem à regeneração da economia.

 

O vice-presidente da CCDR-N, Carlos Neves, mostrou-se da mesma opinião e afirmou confiar nos jovens empreendedores do Ousar. "Pelo que deu para ver, seguramente caminhamos para sair desta crise", afirmou.

 

O concurso/jogo de empreendedorismo mobilizou, durante três meses, 234 empreendedores das regiões do norte e do centro do país. No total, foram submetidos 84 projetos, tendo 22 destes sido chamados para entrevistas posteriores.

 

Os distritos com mais projetos apresentados foram Braga (40,19%), Porto (23,44%) e Aveiro (91,09%). Dos sectores considerados preferenciais, os que receberam maior número de candidaturas foram as TIC (17,079%), a Saúde e Bem-Estar (16,27%) e as Indústrias Criativas (9,57%). Mais de 50% das candidaturas dizem respeito a sectores não considerados preferenciais pela iniciativa.

 

O ranking das ideias de negócio foi já apresentado, cabendo as três primeiras posições às ideias de negócio Ervilha - Design de Produto (sector das Industrias Criativas - Leiria), R+ (sector da Saúde e Bem-Estar - Braga) e Bewarket (sector das TIC - Braga). Para poderem obter os prémios a concurso, os empreendedores têm agora de constituir formalmente as suas empresas.

 

Os dez projetos melhor classificados que avancem para a criação da própria empresa irão beneficiar de apoio na elaboração do Plano de Negócio, aconselhamento e assistência técnica ao arranque do negócio, facultado através da disponibilização de 70 horas de consultoria técnica especializada. Adicionalmente, terão acesso a um Programa de Mentoring e à Rede Apoiar o Empreendedor, à oferta da Primavera Software do programa de faturação e ao apoio à divulgação proporcionado pela AIMinho.

 

Os cinco melhores projetos obterão, ainda, oferta de seis meses de incubação numa incubadora com protocolo com o Ousar.

 

Os três melhores projetos do Desafio Ousar receberão ainda prémios pecuniários nos seguintes valores: 1º - Classificado - 2.500,00 Euros; 2º - Classificado - 2.000,00 Euros; 3º - Classificado - 1.500,00 Euros.

 

Os projetos não selecionados poderão ainda solicitar apoio à Rede de Apoio ao Empreendedor e ao Clube de Mentores, também desenvolvidos no âmbito do Projeto Ousar. A AIMinho terá brevemente disponível uma plataforma de candidatura ao Clube de Mentores. Terão também acesso a um programa de workshops/seminários/ações diversas na área do empreendedorismo, inovação, marketing, etc.

 

> Listagem dos 86 projetos participantes <

 

Jogador

Recuperar Password

Eventos e Sugestões

07-12-2011

Apresentação «Des ...

O ISAVE recebe, no dia 07 de dezembro, o Desafio Ousar. ...

06-12-2011

Apresentação «Des ...

O ISLA recebe, no dia 06 de dezembro, pelas 16h00, o Desafio Ousar. ...